terça-feira, 28 de junho de 2011

A NUDEZ

Nu. Corpo nu.Nudismo.
Incapaz de olhar um corpo nu.Uma mulher nua.Em frente de mim não é olhada com naturalidade;e ela é o seu corpo,é natural,é Natureza.E porquê,pergunto-me.Talvez saiba a resposta,encontrando-a lá atrás,noutra idade,na fase do desenvolvimento da personalidade.
Mas eu grito ou anseio por observar um corpo nu e femininoe ainda me não foi possível!
Parece-me que ao admirá-lo estou a respeitar uma jóia do ser.E sobretudo será uma catarse.Uma terapia.Uma libertação do inconsciente.Um prémio ao consciente.
Pois quando o "possuir" perante os meus olhos,acredito que saberei olhar para dentro,penetrar na interioridade dest SER e estar em harmonia com o meu interior e o meu íntimo.
É um sonho que acalento há tantos anos!E jamais concretizado,meu Deus!
Talvez me não tenha lembrado de sugerir áquela que me permita olhá-la nua,sem roupas,sem retoques,sem manchas ,sem preconceito(s),isto é,ela tem vontade de mostrar-se,tal qual é!?NUA;o SEU NU.
Porque julgo ser esta ausência uma "proibição" social,causa de tamanho sofrimento.de tantos desastres e geradora de males irreversíveis.
Pobre criatura é ela:a MULHER.
Obrigada a vestir-se,a enfeitar-se,a maquilhar-se,vive "escravizada" pelo seu semelhante.E quando se permite "libertar-se",parece afogar-se num ambiente que a destrona,que a aniquila,que a menoriza.
Quebremos as amarras,sejamos felizes,vivamos em PAZ.
De paasagem leio-João dos Santos em:O falar das letras-a creche, o jardim-escola e a escola não podem ser locais de depósito,mas espaço onde os adultos saibam descobrir o que a criança sabe,antes de lhe pretenderem ensinar o que eles próprios já sabem.
A vivência de cada pessoa é única e autónoma.
Claro que há corpos nus,feios e bonitos.Porém mostrem-se de verdade,de qualidade,sem constrangimento,no sentido do Belo,do estético do feminino e do humano.
Pois é este corpo que pode procriar,que funciona maternalmente,que é companheira e MULHER.
que é MÃE e amamenta.Que é Senhora,dona,amada e completude.
Contudo assiste-se a uma perturbação do seu essencial e o seu encanto vulgariza-se,pecando pelo facto do Mundo a transformar numa coisificação,que é responsável por uma das "profissões" mais antigas do planeta.
Pobre mundo que não reflecte,que não se redime e que abole um ser único,detentor do mais nobre acto humano:a PROCRIAÇÃO.
E surgem as maiores confusões a este propósito:o aborto e a despenalização;o contraceptivo obrigatório;a gravidez precoce;a doméstica profissional;a homossexualidade no feminino e o conceito de ser objecto sexual.
Consequências do abuso,da ignorância,da incultura e do desamor.
Eis a sociedade que construimos ao confrontar a Mulher com a natalidade,com a Família e consigo própria.
Esta é nudez exterior,a que se vê,a que se mostra,o corpo sem roupa,desnudado.

E A NUDEZ INTERIOR!!!!!!!!
Quem sabe o que é.Quem sente o que é.Como se mostra.Como é visível.Como aparece aos nossos olhos,á vista do outro.??????????????????
Na maioria das vezes é oculta,está preservada,não se manifesta à vista desarmada.
Porém pode representar sofrimento,tristeza,solidão,abandono e provocar o suicídio.
Reparemos nesta mensagem milhões de seres humanos não são capazes de a fazer desaparecer.
E é possível muitas vezes.com simplicidade,De que modo?
Ela ou Ele sentirem que eu ou ela nos aproximamos,queremos conversar,queremos ajudar,estamos disponíveis para acompanhar no caminho escuro,nefasto,turbulento,de trevas e de tamanha dor.
E digo,alto e bom som:ó Amigo vem cá,vem cá ó Amiga,e fala comigo,fala para mim.Eu quero ouvir-te,quero acariciar-te,quero partilhar as tuas amarguras e prometo-te que serás um grande MULHER e um grande HOMEM.
Acredita que é possível e me pouco tempo.
Pra já ficas com esta certeza:aqui tens um AMIGO  e aqui tens uma AMIGA.
Posso ser um confidente,depende apenas de ti.
Sou uma pessoa como tu,cheia de Alegria,plena de força,entusiasmada,lutadora,querida humana e capaz de o melhor que quiseres para teu conforto,para que nunca mais te abandones.E assim caminhamos para a VITÓRIA.
Quando me aperceber que estás renovado e que te comportas no sentido da LUZ,estás no bom caminho;basta manter o percurso ;acreditar em ti mesmo,ciente de que possuis dentro de ti, a SOLUÇÃO.

O que eu adoro em ti,
Não é a tua beleza.
A  beleza,é em nós que ela existe.
A beleza é um conceito.
E a beleza é triste.
Não é triste em si,
Mas pelo que há nela de fragilidade e de incerteza.

O que eu adoro em ti,
Não é a tua inteligência.
Não é o teu espírito subtil,
Tão ágil,tão luminoso,
-Ave solta no céu matinal da montanha.
Nem é a tua ciência
Do coração dos homens e das coisas.
O que eu adoro em ti,
Não é a tua graça musical,
Sucessiva e renovada a cada momento,
Graça aérea como o teu próprio pensamento,
Graça que perturba e que satisfaz.

O que eu adoro em ti
Não é a mãe que já perdi.
Não é a irmã que já perdi.
E meu pai.

O que eu adoro em tua natureza,
Não é o profundo instinto maternal
Em teu flanco aberto como uma ferida.

Nem a tua pureza.Nem a tua impureza.
O que eu adoro em ti-lastima-me e consola-me!
O que eu adoro em ti,é a vida.

MADRIGAL MELANCÓLICO(Manuel Bandeira,11de Julhode 1920)

Sem comentários:

Enviar um comentário