sexta-feira, 29 de julho de 2011

CONSULTÓRIO

O COLESTEROL ALTO!O AÇÚCAR ALTO!A TENSÃO ARTERIAL ALTA!
E outros parámetros (laboratoriais) altos ou baixos.
Venho a este propósito,porque há alarmes infundados que prejudicam  sobremaneira a PESSOA,sobretudo quando veiculados pelos media,e o acesso ao médico e a outras fontes esclarecedoras das dúvidas e das informações indispensáveis não existem ou não são possíveis em tempo útil.
Eu conheço por dever profissional,que tais situações podem não ser reveladoras de medos,de conjecturas precipitadas,de acções menos lúcidas,de decisões pessoais gravosas,pois tantas vezes a prudência, o esclarecimento,a informação,o bom senso,são os auxiliadores mais eficazes.
Sabemos igualmente que estas manifestações físicas, do corpo,orgânicas e/ou funcionais são efeitos de causas do foro psicológico,da mente perturbada, de estados emocionais com alguma gravidade,e tantas vezes imperceptíveis.
Sou de opinião que é indispensável ler folhetos esclarecedores,contactar autoridades de saúde prestadoras de cuidados preventivos e curativos,frequentar ,se possível,acções de formação e nunca esquecer que não podem permanecer dúvidas.
Um exemplo:a medição da tensão arterial-regra geral o utente detecta sinais que o podem alertar para uma subida ou uma descida da mesma,sobretudo se está a ser medicado.
Assim sendo uma atitude intempestiva,precipitada,de mau senso,poderá desencadear uma crise.
QUE FAZER?
Não é tão sensato e não é tão fácil responder cabalmente;porém acredite-se que, se eu me conhecer relativamente bem ,isto é,perceber conscientementee de modo prazenteiroe prudente calma as minhas reacções,que porventura inúmeras vezes surgiram,eu saberei preventivamente solucionar um estado menos confortável,mais agressivo e causador de perturbação.
E seguramente recorrer aos meios indispensáveis para a resolução do meu caso.
A educação para a saúde pode e deve constituir umcomportamento obrigatório para comigo e para com a comunidade.
É  a saúde mental e física que (me) projecta como Pessoa,que me individualiza como cidadão/cidadã do Mundo.

1 comentário:

  1. Totalmente de acordo. Porquê? Porque, por experiência própria verifico a estreita ligação mente-corpo. E este texto toca, e bem, essa simbiose; passo a citar «(...)efeitos de causas do foro psicológico,da mente perturbada, de estados emocionais com alguma gravidade,e tantas vezes imperceptíveis (...)». Daí que o conhecer-se bem, como é dito mais adiante,seja importante. Ora acontece que a grande maioria das pessoas mesmo já de idade avançada, as mais "atacadas" por este mal, ainda não se conhece o que é pena, para não escrever lamentável: "encharcando-se" de medicamentos, não só esvaziam a carteira, como também tratam mal a sua saúde via efeitos secundários que eles sempre têm. Um texto bem oportuno, portanto!

    ResponderEliminar